terça-feira, 19 de junho de 2012

Náutico 1x0 Grêmio - Brasileirão 2012

Grêmio perde nos Aflitos

Com titulares, Tricolor testa esquema para 'decisão' na Copa do Brasil,
e Timbu, com um a mais em campo, acaba premiado pela insistência



De um lado, o Grêmio fazendo ajustes no time para o jogo de ida pelas semifinais da Copa do Brasil. Do outro, o Náutico tentando se afastar da zona de rebaixamento. Em campo, dois times apresentando futebol abaixo da média, com muitos erros e raras chances de gol. E o insosso empate sem gols no estádio dos Aflitos, na noite deste domingo, só não persistiu graças ao zagueiro Ronaldo Alves, que nos acréscimos decretou a vitória do Timbu por 1 a 0, no fechamento da quinta rodada do Brasileirão.
Com o resultado o Tricolor, por sua vez, estacionou nos nove pontos, perdeu a chance de assumir a vice-liderança e ainda perdeu o lugar no G-4 para o Botafogo.
- O Grêmio recuou bastante na metade do segundo tempo, com o intuito de empatar. Os times vêm para cá jogar fechados, mas não desistimos e vencemos - disse Breitner, do Náutico.
No Grêmio, a promessa é que a derrota não vai abalar o time para a semifinal da Copa do Brasil.
- Não vai ter nenhum prejuízo. É outra competição. A equipe não perdeu por falta de foco. Todo mundo se aplicou bem - garantiu o tricolor Gilberto Silva.
O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Palmeiras, às 21h (de Brasília), na Arena Barueri, na luta por uma vaga na final da Copa do Brasil. Com a derrota por 2 a 0 no estádio Olímpico, o time de Vanderlei Luxemburgo precisa vencer por três ou mais gols de diferença para ir à decisão - placar de 2 a 0 para os gaúchos leva a disputa para os pênaltis.
Muita disputa, pouco futebol
Um primeiro tempo de muita transpiração e pouca inspiração. As chances de gol se resumiram a chutes de longe, cobranças de falta ou cruzamentos para a área. Nem a surpreendente escalação de Vanderlei Luxemburgo surtiu efeito. Sem o suspenso Fernando e o lesionado Souza, o treinador apostou em Vilson no meio de campo, além de um ataque formado por Kleber, Miralles e Marcelo Moreno.
Série A 2012: Náutico 1x0 Grêmio. Foto: Helder Tavares/Diario de PernambucoEmbalado pela torcida, o Náutico até pressionou nos minutos iniciais. Martinez, aos sete, arriscou da meia-lua, sem sucesso. Ficou nisso. Com o Gladiador um pouco mais recuado, por vezes variando o 4-3-3 para o 4-4-2, o Tricolor parecia nervoso, se preocupando demais com a arbitragem de Manoel Nunes Lopo.
Chances de perigo do Tricolor? Poucas, e só em jogadas de bola parada. Da intermediária, Edilson, opção técnica de Luxemburgo para o lugar de Gabriel, acertou o travessão em cobrança de falta. Marco Antonio quase surpreendeu Felipe num escanteio. Por pouco não fez gol olímpico.
- A bola tranca no gramado. Está difícil – reclamou Kleber no intervalo.
O panorama não mudou na etapa complementar. Com mais disposição, o Grêmio tentou ser ofensivo. Moreno, aos trancos e barrancos, ganhou de dois defensores e chutou na trave de Felipe, aos quatro minutos. Também ficou nisso, e o equilíbrio voltou a imperar. O Náutico respondeu com Araújo, aos 17, mas Gilberto Silva salvou os visitantes.
Com Ramirez e Breitner em campo, Alexandre Gallo melhorou o rendimento do time pernambucano, e o Grêmio passou a ficar encurralado na defesa. Os anfitriões esbarravam na má pontaria. Mas a expulsão acabou sendo decisiva. Aos 34, Douglas Grolli, que já tinha amarelo, fez falta dura em Cleverson e levou o vermelho.
O Timbu e a sua torcida inflamaram, e a insistência acabou sendo premiada, mesmo que as trancos e barrancos nos minutos finais. Aos 46, em um ataque pela esquerda, Ronaldo Alves subiu mais do que Gilberto Silva e Vilson para fazer de cabeça: 1 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário