quinta-feira, 14 de junho de 2012

Grêmio 0x2 Palmeiras - Copa do Brasil 2012



Grêmio perde por 2 a 0 e se complica na Copa do Brasil

Mazinho e Barcos marcaram no final da partida 


Não adiantou surpreender e escalar Kleber. Lotar o Olímpico. E pressionar o rival do primeiro ao último minuto. Com uma estratégia cumprida à risca, o Palmeiras não só resistiu como venceu o Grêmio, fora de casa, na noite desta quarta-feira, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Agora, o Tricolor precisa ganhar por três ou por dois gols, a partir de 3 a 1, para enfrentar Coritiba ou São Paulo na decisão - os dois fazem o primeiro duelo nesta quinta, no Morumbi (o placar de 2 a 0 a favor do Grêmio leva a decisão da vaga para os pênaltis).
Gilberto Silva na partida do Grêmio contra o Palmeiras (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)- O resultado foi muito importante, mas o jogo da volta será muito difícil - alerta Barcos.O quadro de bastante contraste não animou completamente os palmeirenses nem tirou o ânimo dos gremistas após a partida.
- Foi um descuido, erramos. Mas não tem nada acabado ainda. Se eles marcaram dois gols aqui, a gente fazer dois gols lá também - projetou Fernando.
Antes, os times voltam ao Brasileirão. O Grêmio enfrenta Náutico, domingo, às 18h30min, nos Aflitos. O Palmeiras recebe o Vasco, no mesmo dia, às 16h, em Barueri.
Jogo de xadrez


Uma cobrança de falta na trave e nada mais. O primeiro tempo foi escasso de oportunidades. Não fosse a firme e ao mesmo tempo bonita batida de Fernando, o goleiro Bruno seria um mero espectador. Fruto da postura defensiva do Palmeiras, que não deixou Victor atrás do colega de profissão: o camisa 1 do Grêmio foi para o intervalo, segundo o jargão popular, sem sujar o calção.
Fernando e Daniel Carvalho na partida do Grêmio e Palmeiras (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Fernando e Daniel Carvalho na partida
Foi assim que começou a decisão entre Tricolor e Verdão. Nem a surpreendente escalação de Kleber (no lugar de André Lima), depois de passar 73 dias em recuperação de fratura na fíbula da perna direita e atuar em parte de dois jogos no Brasileirão, mudou o panorama. Parecendo prever a estratégia de Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari também mudou: improvisou o zagueiro Henrique na vaga do volante Márcio Araújo.


Então, com dois times atuando da mesma forma, no tradicional esquema 4-4-2, os sistemas defensivos prevaleceram aos ofensivos. A marcação foi feita com disposição incrível. Cada centímetro do gramado era muito disputado. Resultado: chegar à área rival só era possível em cobranças de faltas.


O temido Marcos Assunção teve duas chances: a primeira, aos 18 minutos, quando levantou e Henrique desviou para fora; a outra, pouco antes do intervalo, interceptada por Werley. O Grêmio, sem criatividade e preso à marcação, ainda teve a desatenção de Kleber no que poderia ser uma boa chance. Ao arrancar livre, o Gladiador desistiu do lance ao imaginar que o árbitro tinha marcado um toque de mão seu, o que não ocorreu.


Aos 43 minutos, Fernando cobrou a falta que parou na trave. Foi a primeira e última chance clara do primeiro tempo.
Palmeiras evolui na etapa final
O jogo continuou igual no segundo tempo. Nenhum dos dois times conseguia ter vantagem. Então, Luxa mudou. Troca dupla: André Lima e Marcelo Moreno nos lugares de Miralles e Kleber. E? O Palmeiras passou a jogar melhor.
Kleber, Palmeiras x Grêmio (Foto: Alexandro Auler / Agência Estado)Kleber começou a partida no Olímpico como titular
A dupla que entrou deixou o Grêmio sem mobilidade. Os zagueiros palmeirenses trocaram os chutões por passes. Marcos Assunção e Daniel Carvalho, então, passaram a organizar o time. E os movimentos de Luan e Barcos sempre eram perigosos.
Em um deles, aos 25, o centroavante argentino girou sobre Gilberto Silva e bateu por cima do gol de Victor. Era a primeira chance do segundo tempo. Teve outra: Luan foi à linha de fundo e cruzou. O camisa 9 se antecipou a Werley e desviou para fora. E não parou aí. Daniel Carvalho lançou, e Gilberto Silva afastou pouco antes de Barcos chegar.


O Grêmio foi ameaçar apenas aos 32. Rondinelly, que entrara na vaga de Marco Antonio, descobriu Pará, que cruzou para trás. André Lima errou e cabeceou para fora.
Acostumado a brilhar no Olímpico nos anos 1990, Felipão foi feliz de novo. Colocou Mazinho aos 40 minutos, no lugar do pouco produtivo Daniel Carvalho. O reserva abriu o placar no minuto seguinte, ao receber bom passe de Cicinho e tocar na saída de Victor. Aos 45, o golpe fatal em mais uma jogada pela lateral, desta vez pela esquerda. Juninho foi ao fundo e cruzou. Barcos subiu um pouco sem ângulo, mas tocou de cabeça no lado oposto de Victor, que pulou atrasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário