domingo, 27 de maio de 2012

Grêmio 1x0 Palmeiras - Brasileirão 2012


Grêmio vence o Palmeiras no Olímpico

Tricolor fez 1 a 0 em casa e conquistou os seus três primeiros pontos


Foi um aperitivo estranho. Jogo tranquilo, só três cartões amarelos e um dos times vencendo com a principal arma do rival. Na prévia da semifinal da Copa do Brasil, o Grêmio superou o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo, no Olímpico, pelo Brasileirão.

A recuperação, após a derrota na estreia para o Vasco, ainda determinou a vitória de Vanderlei Luxemburgo sobre Luiz Felipe Scolari, que ainda não sabe o que é ganhar no Nacional – empatou com a Portuguesa na primeira rodada. Foi histórica, afinal, nunca havia perdido para o ex-clube.

Agora, as equipes aproveitarão o recesso do Brasileirão. Voltam a atuar na primeira semana de junho. O Grêmio desafia o Atlético-GO, dia 6, às 19h30min, mesmo dia e horário da partida do Palmeiras contra o Sport em Recife.

Estudo do rival

Em início de jogo, as equipes se estudam. Imagina quando é o que antecede uma série decisiva. Nesta lógica, a Copa do Brasil parecia estar na mente dos jogadores. E também dos técnicos. Felipão mandou a campo Felipe deixando Valdívia no banco de reservas – o meia chileno está suspenso da primeira partida do mata-mata.
 
marcelo moreno grêmio henrique palmeiras (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Moreno e Henrique disputam a bola no Olímpico


Demorou, então, para a criatividade superar a forte marcação. Com times espelhados no mesmo esquema tático, o 4-4-2, o meio-campo sempre esteve congestionado. O que teve de bom surgiu das laterais. Aos 16 minutos, Gabriel tabelou com Marco Antonio, que cruzou para Marcelo Moreno cabecear e levar perigo ao gol de Bruno.

Os movimentos lentos, que por momentos deixaram o jogo sonolento, deram trégua aos 22. Souza, de boa jornada, descobriu Pará com belo lançamento, o lateral-esquerdo foi à linha de fundo e, antes de cruza, acabou derrubado por Vitor Junior. Nem o pênalti abriu o placar. Léo Gago bateu firme, mas no travessão.

A sorte motivou o Palmeiras. Aos poucos, o time saiu de trás. E quase surpreendeu. Des minutos mais tarde, Luan fez boa jogada e cruzou. Vitor Junior chegou um segundo atrasado e não conseguiu completar para o gol.

Feitiço contra feiticeiro
André Lima comemora o gol da vitória do Grêmio no Olímpico. Foto: Edu Andrade/Gazeta Press 
Sem Miralles, que sentiu dores na coxa direita, o Grêmio perdeu mais ainda em movimentação. Passou a viver de cruzamentos à área, onde André Lima passou a fazer parceria a Moreno. O panorama se inverteu. Com Valdivia o Palmeiras passou a propor o jogo.

Não demorou para criar ótima chance. Aos cinco minutos, Barcos foi lançado na esquerda, passou por Naldo e só não marcou pois Victor fez grande defesa. O Grêmio não conseguia produzir nada, mas o futebol é um esporte imprevisível. Rondinelly entrou, cavou uma falta e, com a principal arma do rival, abriu o placar. Aos 27, Fernando cobrou e André Lima desviou de cabeça:1 a 0.

Embora com muito tempo, o jogo acabou. Nenhum outra grande chance foi criada. O Grêmio saiu na frente. Resta saber quem levará vantagem na Copa do Brasil. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Grêmio decidirá fora de casa semifinais da Copa do Brasil

Grêmio e São Paulo serão os mandantes nas partidas de ida. Datas e horários dos duelos ainda não estão definidos


Depois de superar o Bahia nas quartas de final, o Grêmio entra na reta final da competição nacional para tentar se isolar como o maior campeão. Atualmente, o time gaúcho tem quatro títulos e está empatado na liderança desse ranking com o Cruzeiro, que foi eliminado nas oitavas de final, diante do Atlético-PR. O Furacão, por sua vez, deixou a competição após cair justamente diante do Verdão, adversário dos Grêmio nas semis.

Jogos de ida (13 e 14/06/2012):
São Paulo x Coritiba - Morumbi
Grêmio x Palmeiras - Olímpico
Jogos de volta (20 e 21/06/2012):
Coritiba x São Paulo - Couto Pereira
Palmeiras x Grêmio - a confirmar

Grêmio 2x0 Bahia - Copa do Brasil 2012


Grêmio vence Bahia de novo e revive duelos históricos com Palmeiras

Após 2 a 0, gols de Miralles e Moreno, Luxa e Felipão irão se encontrar em semifinal da Copa do Brasil


Talvez seja impossível dimensionar o tamanho da classificação do Grêmio à semifinal da Copa do Brasil. Ao confirmar o favoritismo e vencer tranquilamente o Bahia por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, com gols de Miralles e Marcelo Moreno, o time de Vanderlei Luxemburgo não só manteve a campanha 100% (oito vitórias em oito jogos) e o sonho do pentacampeonato como irá ainda reviver os duelos históricos com o Palmeiras. Com um detalhe quase inimaginável: Luiz Felipe Scolari no lado inimigo.
O sorteio do mando de campo das partidas será feito nesta sexta-feira pela CBF, no Rio de Janeiro. As datas já estão definidas: 13 e 20 de junho. Há uma pausa na competição para os amistosos da Seleção Brasileira.
- Serão dois confrontos com muita dificuldade, duas equipes de tradição. E ainda tem o Felipão, acostumado com esse tipo de decisão - lembrou Gilberto Silva, pentacampeão com a Seleção então comandada pelo atual treinador do Palmeiras.Haverá até uma prévia. Neste domingo, às 18h30min, o Grêmio recebe o Palmeiras pelo Brasileirão. Por enquanto, sem Kleber, jogador que deixou o time paulista após atrito com Felipão. O Bahia, que não conseguiu superar a própria marca das quartas de final, desafia o São Paulo, no mesmo dia, no Morumbi, porém, às 16h.
Sem partidas para projetar pela Copa do Brasil, restou ao Bahia lamentar.
- O resultado em Pituaçu influenciou muito. Tomar 2 a 1 em casa é muito difícil de reverter. A gente tentou, mas não conseguiu nem assustar o Grêmio. Hoje a gente foi praticamente aniquilado peo Grêmio - reconheceu o goleiro Marcelo Lomba, que evitou escore mais elástico.
grêmio bahia copa do brasil olímpico miralles moreno gol (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Jogadores comemoram o gol de Miralles, no primeiro tempo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Festa da torcida

A torcida do Grêmio fez a sua parte. Entusiasmada pela vantagem dos 2 a 1 obtida fora de casa e pelo reencontro com Paulo Roberto Falcão, algoz na final do Gauchão do ano passado, compareceu em peso: 35 mil pessoas protagonizaram o maior público do ano no Olímpico. E, claro, empurraram o time.

Com Miralles na vaga de André Lima, a surpresa na escalação, a vitória começou a ser construída. Em nenhum momento o Grêmio correu riscos. E não demorou para abrir o placar.
 
Aos 12 minutos, após chute cruzado de Edilson, o argentino, que deu nova movimentação ao ataque gremista, apareceu livre na área e completou para o gol de Marcelo Lomba. A jogada se repetiu por todo o jogo. Com marcação deficitária, o Bahia deixou as laterais livres para o Grêmio atacar. Nem mesmo a lesão de Edilson, que saiu para entrada de Gabriel, atrapalhou.

O Grêmio só não ampliou pois Lomba fez duas boas defesas em tentativas de Marcelo Moreno. E o Bahia... mal chegava ao ataque. Só ameaçou em uma saída em falso de Victor.

Outro gol no começo
No segundo tempo, o Grêmio repetiu a tática. Fez novo gol no começo. Desta vez, com Moreno. Marco Antonio lançou Miralles, que serviu o companheiro: 2 a 0. A larga vantagem deixou a partida morna. O Bahia continuou sem força e o Grêmio só atacou na boa.

Miralles, Léo Gago e Rondinelly levaram perigo a Lomba. As trocas de Falcão não surtiram efeito. Zé Roberto, Junior e Rafael não mudaram o panorama da partida. E, com as expulsões de Helder e Fahel, após falta em Léo Gago e reclamação contra arbitragem, respectivamente, sucumbiu em campo.

Deu tempo até para a torcida gritar olé. Agora é esperar pelas semifinais.

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Grêmio anuncia contratação do lateral-esquerdo Fábio Aurélio

Revelado pelo São Paulo e na Europa desde 2000, jogador sai do Liverpool para assinar compromisso até o fim de 2013


Fábio Aurélio jogando pelo Liverpool (Foto: Getty Images)Fábio Aurélio conquistou três títulos pelo Liverpool
(Foto: Getty Images)
O Grêmio acertou a contratação de mais um reforço vindo do exterior. Depois do meia Zé Roberto, confirmou Fábio Aurélio, do Liverpool, para a lateral-esquerda. O compromisso será assinado até 31 de dezembro de 2013.
O jogador voltará a trabalhar com o treinador Vanderlei Luxemburgo. Sob seu comando, disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Fábio Aurélio assumirá a posição ocupada atualmente por Pará, lateral-direito deslocado no setor. Julio Cesar, antigo titular, ficará quatro meses para curar problema no ligamento medial do joelho esquerdo.
Fábio Aurélio tem 32 anos, 1,73m de altura e pesa 73kg. O Grêmio será o quarto clube na carreira do lateral. Revelado pelo São Paulo, o atleta foi negociado em 2000 com o Valencia, da Espanha, onde ficou por seis anos. Em 2006, rumou para a Inglaterra, defender os Reds. Foi o primeiro brasileiro a assinar com o clube, de acordo com o site oficial do Liverpool. Pelo time inglês, disputou 134 partidas, tendo marcado quatro gols.
O Fábio Aurélio é o 17º reforço do tricolor para a atual temporada. Assim como Zé Roberto, o lateral só poderá estrear a partir de 20 de junho, quando abre a janela de transferências do Brasileirão 2012 para jogadores de clubes estrangeiros.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Júlio César passará por cirurgia
Tempo de afastamento é de aproximadamente quatro meses

Esgotadas as tentativas com o tratamento fisioterápico, o lateral Julio Cesar será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo: reconstrução do ligamento colateral medial.
O tempo de afastamento do atleta é de aproximadamente quatro meses.
O procedimento será realizado pela equipe médica do Grêmio sob coordenação do diretor médico Dr. Márcio Bolzoni na próxima quarta-feira.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vasco da Gama 2x1 Grêmio - Brasileirão 2012


Grêmio perde no Rio

Tricolor perdeu por 2 a 1 para o time carioca, neste domingo


Mesmo superior em campo em toda a partida, o Grêmio não conseguiu vencer o Vasco neste domingo, no São Januário. O Tricolor, que jogou com o uniforme branco, perdeu por 2 a 1 para os donos da casa. O primeiro gol vascaíno saiu aos 22 minutos, mas Fernando empatou três minutos depois, após chutar forte de fora da área, na primeira etapa. A vitória dos cariocas veio aos 23 minutos do segundo tempo, com Alecsandro.

 O Tricolor agora foca suas atenções no jogo desta quinta-feira, contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os ingressos para a partida já estão à venda no Olímpico.
Primeiro tempo
O jogo começou muito disputado na primeira etapa e as duas equipes não conseguiam avançar ofensivamente. Aos 6 minutos, Grêmio chegou pela primeira vez ao ataque, após troca de passes de Marquinhos e André Lima, mas a defesa vascaína impediu a finalização. Três minutos depois, foi a vez de Miralles, que quase marcou dentro da pequena área.
O Tricolor cresceu no jogo e continuou buscando o gol. Aos 12 minutos, André Lima cabeceou e quase marcou o primeiro gol da partida. Sete minutos depois, o Vasco reagiu com Fellipe Bastos, que driblou a zaga gremista e na saída de Victor quase inaugurou o placar para os donos da casa.
Aos 22 minutos, Vasco marcou. O volante Fellipe Bastos chutou forte e Victor não conseguiu fazer a defesa - 1 a 0. Mas o Grêmio estava melhor na partida e não se abateu com o gol vascaíno. Três minutos depois, a resposta tricolor veio dos pés de Fernando, que após passe de Rondinelly, bateu de fora da área e empatou no São Januário - 1 a 1.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, o Vasco voltou com duas substituições e o Grêmio não mexeu. Aos 7 minutos, boa chance para o Tricolor. Marco Antonio dá bom passe para Miralles, mas o atacante chutou para fora.
Aos 13 minutos, gol anulado do Grêmio. O meia Marco Antonio cruzou, Fernando Prass soltou a bola e Miralles marcou, mas o árbitro Celio Amorim marcou falta inexistente e não assinalou o gol para o Tricolor.
Aos 23 minutos foi o Vasco que incomodou e marcou. Juninho Pernambucano cruzou e o atacante Alecsandro colocou a cabeça na bola e fez 2 a 1 no São Januário. Cinco minutos depois, Tricolor avançou com Marcelo Moreno. O atacante fez ótima jogada, chutou a gol, Fernando Prass defendeu e no rebote Miralles livre na pequena área não conseguiu empatar o jogo.
Aos 35, boa chance para o Grêmio. Marcelo Moreno caiu na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Marcelo Moreno cobrou, mas Fernando Prass defendeu a cobrança.
Aos 46 minutos, Marcelo Moreno quase empatou a partida para o Grêmio, mas ficou nisso – 2 a 1 para o Vasco, no Rio de Janeiro. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bahia 1x2 Grêmio - Copa do Brasil 2012


De virada, Grêmio supera Bahia e leva boa vantagem para o Olímpico

Vitória por 2 a 1, no encontro de Luxa e Falcão, deixa time gaúcho perto da semifinal da Copa do Brasil


O Grêmio largou com grande vantagem no confronto contra o Bahia por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, mesmo jogando fora de casa, ganhou por 2 a 1, de virada, manteve os 100% na competição e continuou firme no sonho de ser pentacampeão e voltar à Libertadores.
Antes, porém, as equipes se preparam para estrear no Brasileirão no mesmo dia e horário: domingo, às 18h30min (de Brasília). O Bahia recebe o Santos, e o Grêmio desafia o Vasco. O resultado, no estádio de Pituaçu, em Salvador, significou também a vitória de Vanderlei Luxemburgo diante do amigo Paulo Roberto Falcão. Na próxima quinta, em Porto Alegre, o Grêmio se classifica até com derrota por 1 a 0. O Bahia precisa vencer por dois gols de diferença ou por um a partir do 3 a 2. Em caso de 2 a 1 para os baianos, a decisão vai para os pênaltis.
Fernando gol Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fernando marcou o primeiro gol do Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
Gols na sorte
O primeiro tempo reviveu uma frase tão clichê quanto verdadeira: nem sempre o melhor vence no futebol. Apesar de jogar fora de casa, o Grêmio mandou no jogo. Finalizou dez vezes ao gol de Marcelo Lomba e teve 61% de posse de bola contra, respectivamente, duas conclusões e 39% de controle do rival. Mas quem disse que a justiça impera dentro das quatro linhas?
Pois o Bahia, aparentemente nervoso em campo, só abandonou os erros de passe, os chutões da defesa ao ataque e reclamações entre jogadores em um único lance. O do gol. Pela direita, Gabriel, melhor jogador de Falcão, foi à linha de fundo e contou com a sorte. Gilberto Silva tentou tirar, a bola rebateu em Victor e sobrou para Júnior abrir o placar: 1 a 0 aos 19 minutos.
Quando, então, parecia que o time de Falcão iria aproveitar o embalo do título estadual, conquistado domingo contra o Vitória, o Grêmio manteve a superioridade. Marcelo Moreno, Marco Antonio e Léo Gago perderam boas chances. E, igualmente com sorte, conseguiu empatar e reparar a desvantagem. Aos 38, Fernando, quiçá o atleta mais regular de Luxa, bateu falta, a bola desviou em Rafael Donato e enganou Marcelo Lomba: 1 a 1.
Troca de papéis
Fahel Bahis x Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fahel e Souza disputam bola no Pituaçu
As duas equipes deram a pinta de ter invertido os uniformes no segundo tempo. O Bahia parecia o Grêmio, e o Grêmio, o Bahia. Falcão adotou com sucesso a mesma tática de Luxa da etapa inicial: marcação sob pressão. Encurralou o rival no campo defensivo e só não fez gol por má pontaria e boa jornada de Victor.
Rafael Donato, de cabeça, e Titi, de bate pronto, ambos na pequena área, quase marcaram. O primeiro errou o alvo e o segundo parou no goleiro gremista. A única diferença da partida foi que o Grêmio soube suportar a pressão. E, no contragolpe, virou o jogo. Aos 27, após uma saída errada de Marcelo Lomba, Marco Antonio bateu cruzado, e Naldo desviou para o gol: 2 a 1.
A desvantagem no placar murchou os donos da casa. A busca pelo empate foi desorganizada. O ataque foi na base dos chutões. E o Grêmio soube administrar. Virou o único time 100% na competição, e o Bahia conheceu a primeira derrota em casa na temporada.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Adversário definido


Bahia vence Portuguesa e será o adversário do Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

Fabinho gol Bahia x Portuguesa (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)

O Bahia não repetiu as boas exibições do início da era Paulo Roberto Falcão no clube, mas fez o suficiente para derrotar a Portuguesa por 2 a 0, no estádio de Pituaçu, na noite desta quinta-feira, e garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
É a quinta vez que o Bahia chega às quartas da Copa do Brasil. Na próxima fase, enfrenta o Grêmio. A primeira partida será em Salvador, na próxima semana.

Grêmio 2x0 Fortaleza - Copa do Brasil 2012

Grêmio repete placar da ida, elimina Fortaleza e avança na Copa do Brasil

Léo Gago, de pênalti, e Bertoglio fazem os gols da vitória no Olímpico


O Grêmio confirmou o favoritismo no Olímpico. Ganhou por 2 a 0 do Fortaleza, escalado com nove reservas, e avançou às quartas de final da Copa do Brasil, garantindo o presente ao aniversariante do dia, o técnico Vanderlei Luxemburgo.
A vitória em uma atuação sem brilho, deu direito ao time gaúcho de enfrentar Bahia ou Portuguesa na próxima fase. 
Primeiro tempo sonolento
 
O árbitro Sandro Meira Ricci deu início ao intervalo com 44 minutos e 55 segundos, porém, o primeiro tempo deu impressão de ser o mais longo da temporada tricolor. O relógio parecia estar quebrado. Foi de dar sono. Erros de passe, chutões como tática de ataque, trombadas entre jogadores do mesmo time, finalizações sem direção... nada deu a dimensão de um jogo decisivo. O Grêmio parecia incomodado com a vantagem da vitória de 2 a 0, conquistada fora de casa na semana passada, e o Fortaleza não parecia ter mesmo forças para tirar a desvantagem.
Léo Gago comemora o gol contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Léo Gago comemora o gol contra o Fortaleza
Sem Werley, Pará e Marcelo Moreno, o Grêmio apostou em Naldo, Dener e Bertoglio. Pensando na final estadual, o Fortaleza só tinha Ciro Sena e Esley de titulares.
No primeiro tempo, só aconteceram dois lances de emoção. Valdison, aos cinco minutos, bateu cruzado para defesa de Victor. Aos 18, Bertoglio deu o troco após bonita tabela entre Marco Antonio e Edilson: o chute saiu por cima do gol. Na saída para o vestiário no intervalo, a torcida vaiou o jogo ruim.
Gols só no segundo tempo

O segundo tempo veio com melhora técnica de ambas as equipes. Bertoglio e Léo Gago começaram a se destacar. E o gol saiu com participação de ambos. O atacante argentino foi derrubado por Wallison dentro da área. O volante cobrou o pênalti com segurança e abriu o placar: 1 a 0, aos nove minutos. Foi o sexto gol em 20 jogos – Kleber e Marcelo Moreno têm nove cada um.
Bertoglio contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Bertoglio em ação: destaque contra o Fortaleza
Wallison ainda seria expulso, aos 24, por nova falta em Bertoglio. Àquela altura, com a troca de Esley por Marcelo Régis, o Fortaleza não tinha qualquer titular em campo. Victor acabou sendo um mero espectador da partida.
Bertoglio ainda perderia ótima chance de ampliar, aos 33. Miralles, oito minutos mais tarde, fez boa jogada pela direita e deu nova chance ao compatriota, que marcou o 2 a 0 – foi o quinto gol dele em 2012. Então, em ritmo de treino, o Grêmio administrou a vantagem e aguardou o fim da partida. Não foi um presente inesquecível, mas o suficiente para garantir a festa da classificação no aniversário de 60 anos de Luxa.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fortaleza 0x2 Grêmio - Copa do Brasil 2012


Fora de casa, Grêmio vence Fortaleza e encaminha vaga na Copa do Brasil

Marcelo Moreno e Marco Antonio marcam os gols que deixam o Tricolor
em ótima vantagem para avançar às quartas de final da competição


Jardel, gols e vitória andavam de mãos dadas com o Grêmio na década de 90, e a presença do ex-jogador de 38 anos, no treino de terça-feira e para assistir ao jogo contra o Fortaleza na noite desta quarta, parece ter inspirado o Tricolor. A equipe gaúcha não tomou conhecimento do time cearense e venceu por 2 a 0, no Presidente Vargas, o jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistando ótima vantagem para a segunda partida.


Marcelo Moreno gol Grêmio (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Marcelo Moreno (E) abriu o caminho para a vitória do Grêmio 
Atacante como Jardel, Marcelo Moreno voltou ao time e fez um dos gols da vitória - Marco Antonio, autor de uma pintura, deu números finais à partida. O Grêmio agora pode perder até por um gol de diferença que garante vaga nas quartas de final. O Tricolor cearense precisar vencer por dois ou mais gols para avançar na competição. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 22h, no Olímpico - o adversário na próxima fase sai do confronto entre Bahia e Portuguesa.

Grêmio impecável no início
Fora das finais do Campeonato Gaúcho, o Grêmio agora se dedica apenas à Copa do Brasil. O Fortaleza, por sua vez, volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o arquirrival Ceará às 16h, no Presidente Vargas, na primeira partida da decisão do Cearense;.
Em busca da recuperação após a derrota por 2 a 1 no Gre-Nal de domingo, resultado que o tirou da decisão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio adotou o discurso da cautela diante do Fortaleza. O respeito era tanto que até a pressão da torcida no PV foi citada. Mas não foi o que se viu na prática.
Fortaleza x Grêmio, pela Copa do Brasil (Foto: Natinho Rodrigues / Agência Diário)Geraldo não impediu derrota do Fortaleza
Intensa troca de passes, aproximação de jogadores e marcação no campo de ataque surpreenderam o time anfitrião, invicto há quase um mês. Foi assim que Léo Gago cruzou da esquerda, Marcelo Moreno teve tempo e espaço para dominar, chutar e vencer o goleiro João Carlos: 1 a 0 aos 11 minutos.
E nem deu tempo de o Fortaleza respirar. No lance seguinte à saída de bola, o Tricolor gaúcho voltou ao ataque. Edilson levantou da direita, e Marco Antonio fez um golaço: bateu de primeira, no ar, após dar uma espécie de pedalada. O 2 a 0 murchou o público local.
Àquela altura, as mudanças de Luxemburgo se revelaram acertadas. Ele sacou Gabriel e Bertoglio, apostando em Edilson e Moreno, respectivamente. Naldo substituiu o suspenso Gilberto Silva. O Fortaleza entrou em campo com seu time titular.
Expulsão aumenta pressão
O panorama do jogo mudou no segundo tempo. Buscando diminuir a desvantagem, o Fortaleza partiu para o ataque. O maior volume de jogo demorou para se transformar em produção ofensiva. Só aos 14 minutos Esley conseguiu chutar cruzado e obrigar Victor a boa defesa. A pressão aumentou após a expulsão de Pará, aos 17 - ele levou o segundo cartão amarelo por falta em Cleo. O atacante, no minuto seguinte, perdeu ótima chance na pequena área. Jaílson, aos 25, cabeceou com perigo.
Demorou para a providência de Luxa aumentar o poder defensivo do Grêmio. Ao sacar André Lima e mandar Saimon a campo, o treinador recompôs o sistema: Vilson, que havia entrado no lugar do lesionado Werley, foi para o meio, e Léo Gago, para a lateral esquerda. Ainda deu tempo para Rafinha fazer fila, mas chutar para fora. E para Victor, aos 39, fazer grande defesa em chute de Cleo.
Mesmo com a derrota, a torcida da casa não vaiou a equipe nordestina. Em reconhecimento ao desempenho do time, principalmente no segundo tempo, os torcedores aplaudiram os jogadores na saída de campo.

Internacional 2x1 Grêmio - Gauchão 2012


Grêmio perde e está fora da Taça Farroupilha


Em uma partida nervosa, repleta de reclamações, o Inter venceu o Grêmio por 2 a 1 em partida disputada na tarde deste domingo, no Beira-Rio. O jogo foi caracterizado por uma discussão após cobrança ensaiada de escanteio para o Inter, o que irritou Vanderlei Luxemburgo e resultou na expulsão do treinador. Dátolo e Fabrício marcaram os gols colorados, enquanto Werley descontou para os gremistas.
Fora do regional, o Tricolor se foca na Copa do Brasil. Na quarta-feira, enfrenta o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, pelo jogo de ida das oitavas de final.


O Grêmio fez mistério literalmente até o último minuto. Vanderlei Luxerburgo somente liberou a escalação no exato momento em que o time ingressou no gramado, o que deve gerar multa para o clube. Para se ter uma ideia, até mesmo o anúncio oficial no telão do Beira-Rio foi o time errado (Julio Cesar, lesionado, foi anunciado erroneamente entre os titulares).


- O que ganha jogo é trabalho. Isso faz parte do jogo. Se eu fosse jornalista, estaria achando do cacete. Vocês estão discutindo a escalação até agora – brincou Luxemburgo, enquanto todos os jogadores (incluindo o banco) estavam no gramado para a foto oficial.


Sem D’Alessandro e Dagoberto, lesionados, além de Oscar, impossibilitado de atuar, Dorival Júnior manteve o sistema da equipe, com Jajá, Tinga e Dátolo na linha de três armadores. Já o zagueiro Jackson foi improvisado na lateral-direita, na função do suspenso Nei, com o objetivo de frear os avanços de Miralles. O curioso é que o árbitro Márcio Chagas convocou uma reunião com os bandeirinhas para evitar as cobranças de escanteio ensaiadas.


A partida iniciou com seis minutos de atraso. Com a bola rolando, o lado azul iniciou a partida propondo as ações, com marcação adiantada. No entanto, o Inter era mais agudo e teve as primeiras chances de gol, em duas cabeçadas de Leandro Damião. Em ambas, Victor se mostrou seguro nas defesas.
 
A partir de então a partida entrou em um estado de hiato de poucas emoções e concentração de jogadas no centro do campo. Eram erros excessivos de passes, lançamentos para área adversária, faltas e reclamações. Um jogo feio, em que as oportunidades de gol eram praticamente inexistentes.
Quando a partida era carente de emoção, surgiu o pé de Dátolo para abrir o marcador. Aos 36 minutos, Tinga lançou para a área, Damião não conseguiu dominar e Gabriel, ao invés de afastar de balão, saiu jogando errado para a própria área. A bola sobrou frontal, limpa para o camisa 23 bater seco para as redes. O argentino se redimia então do pênalti desperdiçado contra o Fluminense. Deu um soco no ar e comemorou sozinho, frente a torcida.


O primeiro tempo gremista teria passado virgem em conclusões a gol, se não fosse uma cobrança de falta fechada de Fernando, da intermediária, em que Muriel afastou de soco. A resposta colorada foi imediata. Jajá lançou Tinga na área e, sob pressão de Marco Antônio, conseguiu apenas desviar fraco, sem maior pretensões.

Mudanças providenciais



Com a fraca postura ofensiva no tempo inicial, Luxemburgo voltou do intervalo com o ataque modificado. Miralles e André Lima deixaram o gramado para os ingressos de Marcelo Moreno e Marquinhos.


O primeiro chute real do Grêmio na partida ocorreu somente aos três minutos do segundo tempo, quando Pará fez jogada individual na ponta esquerda, se livrou da marcação de Jackson e arriscou alto sobre a meta. Logo depois, foi a vez de Moreno cabecear fraco para o gol.


O Tricolor ganhava ousadia, enquanto o Inter trocava passes na defesa sem objetividade. Aos nove, Moledo recuou fraco para Muriel e acabou cometendo falta frontal em Moreno. Fernando realizou a cobrança com maestria e a bola só não entrou porque teimou em rebater na trave esquerda de Muriel. Só que o zagueiro Werley estava postado quase na pequena área para pegar o rebote e igualar a partida.
Vanderlei Luxemburgo é expulso após polêmica com o gandula (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Márcio Chagas deu quatro minutos de acréscimos, em que o Grêmio tentou as últimas ações para tentar igualar o jogo. Até mesmo Victor foi para a área vermelha para tentar concluir cobrança de escanteio. Mas a tarde era vermelha, e o Inter mostrou futebol para fazer valer o título da Farroupilha e a classificação.
Confusão com o gandula



Antes da partida, Márcio Chagas havia solicitado que os gandulas não ajeitassem a bola para cobranças de escanteio ensaiadas. Não aconteceu. Aos 19, alguém ajeitou a bola para cobrança rápida de Dátolo e o juiz anulou a cobrança. Só que Luxemburgo saiu enfurecido para cima do gandula, o que gerou empurrões e um princípio de confusão que resultou na expulsão do treinador gremista.


Por coincidência, o segundo gol colorado saiu em nova cobrança de escanteio, mas sem gandulas envolvidos. Após cobrança de Jajá, Fabrício subiu no meio da área e desviou para as redes. Foi aos 31 do segundo tempo.


A vantagem deu moral ao time vermelho. A equipe ganhou as ações de jogo e seguiu no campo ofensivo. De fora da área, Jajá e Leandro Damião ainda tiveram chances de ampliar o placar.

Grêmio 1 x 0 Canoas - Gauchão 2012


Com gol de André Lima, Grêmio derrota o Canoas e está na final

Tricolor agora espera o vencedor do confronto entre Inter e Veranópolis


Não foi com goleada, nem mesmo com a facilidade encontrada nas últimas partidas do Gauchão. Mas a classificação veio. Com um gol de André Lima ainda no início do jogo, o Grêmio fez 1 a 0 no Canoas na tarde deste sábado, no Olímpico, e garantiu vaga na final da Taça Farroupilha. Agora a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo aguarda a definição do seu adversário, que sai da partida entre Inter e Veranópolis, neste domingo, no Beira-Rio.
 
Blitz inicial
O começo de jogo do Grêmio foi arrasador. Com apenas 13 segundos de bola rolando, a equipe de Vanderlei Luxemburgo já criava a sua primeira chance. Depois de um ataque fulminante, a bola cruzou a área, e Bertoglio empurrou de carrinho. Ela estava entrando quando o zagueiro Renato Martins esticou a perna e impediu o gol.

A avidez do Grêmio impressionava. Esmagando o Canoas no seu campo de defesa, os donos da casa empilhavam chances. E com tanta pressão assim, não havia como resistir. Aos seis minutos, depois de chance perdida por Gabriel, o volante Souza apanhou o rebote e cruzou. André Lima cabeceou livre, o goleiro Vaná fez grande defesa, mas o Guerreiro Imortal aproveitou o rebote e estufou a rede: 1 a 0.
André lima grêmio gol canoas (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)André Lima marcou o único gol da partida (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
A partida seguiu neste ritmo até os 20 minutos. Com muita presença ofensiva do Tricolor, o segundo gol parecia questão de tempo. Mas aos poucos o Canoas começou a se recuperar do susto inicial e ganhou terreno, quase sempre amparado na perna esquerda do meia Jé, revelado dentro do Olímpico. Aos 26, o camisa 10 cobrou falta, e a bola passou raspando a trave de Victor, que nem se mexeu.
Bem organizado em campo, os donos da casa evitaram os apupos constantes do ataque gremista, mas também não conseguia entrar na área do Grêmio com força. O Tricolor, por sua vez, explorava as laterais do gramado com Gabriel, pela direita, e Bertoglio, bem aberto na ponta esquerda. Porém, os cruzamentos poucas vezes tinha alguma consequência.

Segundo tempo tenso

O início da segunda etapa pareceria uma repetição do começo do jogo. Com o Grêmio pressionando, o Canoas parecia acuado. E logo aos três minutos a equipe da casa criou duas chances em sequência. Na primeira, Pará fez grande jogada pela esquerda e rolou para Souza. O volante apanhou de primeira e mandou no ângulo. Vaná fez milagre. Na cobrança de escanteio, Werley apareceu livre e tocou de cabeça para outra grande defesa do goleiro do Canoas.
Léo Gago, volante do Grêmio, contra o Canoas (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)Léo Gago levou o terceiro cartão e está fora da final
Mas as coisas nos dois tempos do jogo realmente estavam parecidas. Depois do começo empolgante, o Grêmio pisou no freio e chamou o Canoas para o seu campo. Cometendo faltas seguidas nas imediações da área defendida por Victor, o time de Luxembugo passou a deixar o torcedor preocupado. Porém, a equipe da Região Metropolitana não conseguia aproveitar as bolas paradas e também não criava boas chances com a bola rolando.
O grande prejuízo da partida para o Grêmio foram os cartões. Werley e Léo Gago receberam amarelos. O último estava pendurado e está fora da final.

Alívio com expulsão
O torcedor só ficou um pouco mais tranquilo quando o zagueiro Renato Martins deixou o braço no rosto de Miralles, que acabara de entrar no gramado, e foi expulso. Depois disso, o Grêmio não correu mais riscos e ainda criou boas chances para ampliar o placar, como a de Miralles, que invadiu livre a área pela esquerda e desperdiçou.

No último minuto, depois de outra boa jogada do argentino, Felipe Nunes, que também entrou na equipe na segunda etapa, apareceu dentro da pequena área, mas tocou para fora. Foi o último lance do jogo, que deixou boa impressão do Canoas e classificou o Grêmio para a final do turno.