sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bahia 1x2 Grêmio - Copa do Brasil 2012


De virada, Grêmio supera Bahia e leva boa vantagem para o Olímpico

Vitória por 2 a 1, no encontro de Luxa e Falcão, deixa time gaúcho perto da semifinal da Copa do Brasil


O Grêmio largou com grande vantagem no confronto contra o Bahia por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, mesmo jogando fora de casa, ganhou por 2 a 1, de virada, manteve os 100% na competição e continuou firme no sonho de ser pentacampeão e voltar à Libertadores.
Antes, porém, as equipes se preparam para estrear no Brasileirão no mesmo dia e horário: domingo, às 18h30min (de Brasília). O Bahia recebe o Santos, e o Grêmio desafia o Vasco. O resultado, no estádio de Pituaçu, em Salvador, significou também a vitória de Vanderlei Luxemburgo diante do amigo Paulo Roberto Falcão. Na próxima quinta, em Porto Alegre, o Grêmio se classifica até com derrota por 1 a 0. O Bahia precisa vencer por dois gols de diferença ou por um a partir do 3 a 2. Em caso de 2 a 1 para os baianos, a decisão vai para os pênaltis.
Fernando gol Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fernando marcou o primeiro gol do Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
Gols na sorte
O primeiro tempo reviveu uma frase tão clichê quanto verdadeira: nem sempre o melhor vence no futebol. Apesar de jogar fora de casa, o Grêmio mandou no jogo. Finalizou dez vezes ao gol de Marcelo Lomba e teve 61% de posse de bola contra, respectivamente, duas conclusões e 39% de controle do rival. Mas quem disse que a justiça impera dentro das quatro linhas?
Pois o Bahia, aparentemente nervoso em campo, só abandonou os erros de passe, os chutões da defesa ao ataque e reclamações entre jogadores em um único lance. O do gol. Pela direita, Gabriel, melhor jogador de Falcão, foi à linha de fundo e contou com a sorte. Gilberto Silva tentou tirar, a bola rebateu em Victor e sobrou para Júnior abrir o placar: 1 a 0 aos 19 minutos.
Quando, então, parecia que o time de Falcão iria aproveitar o embalo do título estadual, conquistado domingo contra o Vitória, o Grêmio manteve a superioridade. Marcelo Moreno, Marco Antonio e Léo Gago perderam boas chances. E, igualmente com sorte, conseguiu empatar e reparar a desvantagem. Aos 38, Fernando, quiçá o atleta mais regular de Luxa, bateu falta, a bola desviou em Rafael Donato e enganou Marcelo Lomba: 1 a 1.
Troca de papéis
Fahel Bahis x Grêmio (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Fahel e Souza disputam bola no Pituaçu
As duas equipes deram a pinta de ter invertido os uniformes no segundo tempo. O Bahia parecia o Grêmio, e o Grêmio, o Bahia. Falcão adotou com sucesso a mesma tática de Luxa da etapa inicial: marcação sob pressão. Encurralou o rival no campo defensivo e só não fez gol por má pontaria e boa jornada de Victor.
Rafael Donato, de cabeça, e Titi, de bate pronto, ambos na pequena área, quase marcaram. O primeiro errou o alvo e o segundo parou no goleiro gremista. A única diferença da partida foi que o Grêmio soube suportar a pressão. E, no contragolpe, virou o jogo. Aos 27, após uma saída errada de Marcelo Lomba, Marco Antonio bateu cruzado, e Naldo desviou para o gol: 2 a 1.
A desvantagem no placar murchou os donos da casa. A busca pelo empate foi desorganizada. O ataque foi na base dos chutões. E o Grêmio soube administrar. Virou o único time 100% na competição, e o Bahia conheceu a primeira derrota em casa na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário