Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

V. Luxemburgo é o novo treinador do Grêmio

Luxemburgo chega e promete vaga na Libertadores em 'nova era' no Grêmio

Técnico disse que segue obstinado por conquistas importantes


Luxemburgo é apresentado no Grêmio (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)Luxemburgo é apresentado oficialmente no Grêmio (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
- Agora começa a era Luxa.
A resposta bem-humorada dá o tom do que Vanderlei Luxemburgo quer realizar em seu período no Grêmio.
Por volta das 10h45 o novo técnico do clube chegou no Olímpico. Foi neste horário que Luxemburgo, vestindo um blazer azul escuro, uma camisa azul listrada, calça jeans e tênis, desceu do carro do empresário Gilmar Veloz e adentrou rumo ao vestiário do Tricolor gaúcho. Cerca de 20 minutos depois, ele apareceu na sala de imprensa, que contou com mais de 40 profissionais de imprensa para acompanhar as primeiras palavras do novo comandante.
Luxemburgo é apresentado no Grêmio (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
Luxemburgo já conquistou cinco Brasileirões como
técnico (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
Após um breve pronunciamento do presidente Paulo Odone, que apresentou o treinador como “alguém que não precisa de apresentação, que o currículo fala por si só”, Vanderlei recebeu a camisa 23 do mandatário do clube. O técnico começou a falar sobre suas ideias e o que pretende no Grêmio. Contratado após um trabalho irregular de Caio Júnior, Luxa disse o motivo de ter sido trazido para recolocar o time na rota das grandes conquistas:
- O Grêmio só me convidou porque sou um vencedor. Quero entrar para a história do clube. E grandes conquistas são o que fazem você entrar.
E foi nítido o foco e a obsessão do novo comandante. Como a equipe disputará a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Copa Sul-Americana nesta temporada, o técnico prometeu que o Tricolor gaúcho estará na Libertadores em 2013.

- Nós colocaremos o Grêmio na Libertadores. O Grêmio precisa disputar as principais competições sul-americanas.
Multicampeão, o principal vencedor de Campeonatos Brasileiros (5) garantiu que não está acomodado com o currículo e que ainda tem a ambição de levantar mais taças:
- Eu não perdi isso. Ainda estou com vontade, com friozinho de ter mais conquistas.

Internacional 1x2 Grêmio - Gauchão 2012

Grêmio vence o Inter no Beira-Rio e avança na Taça Piratini

Comandado interinamente por Roger, Tricolor aplica 2 a 1, com gols de Léo Gago e Kleber Gladiador, está nas semifinais


Aos 17 minutos do primeiro tempo, Léo Gago abriu o placar para o Grêmio no Estádio Beira-Rio:imagem 9
Em grande noite de Kleber, autor de um dos gols, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e ganhou o direito de enfrentar o Caxias pela semifinal da Taça Piratini. Léo Gago consolidou o triunfo gremista, enquanto Leandro Damião descontou. No jogo seguinte à demissão de Caio Júnior, e com técnico interino - Roger -, já que Vanderlei Luxemburgo será apresentado somente na manhã desta quinta, o Tricolor mostrou fome pela vitória e mostrou que no clássico gaúcho, o que mais vale é ser aguerrido. E o Gladiador incorporou esse espírito para sair como herói, em um Gre-Nal cheio de ingredientes.

O confronto do Tricolor pela semifinal será domingo, às 17h, no Centenário, já que o Caxias soma melhor campanha.
Do lado azul, as atrações estavam dentro e fora de campo. O interino Roger escalou Gilberto Silva na zaga, na vaga de Douglas Groli, realocado ao banco. No meio, Souza iniciava pela primeira vez como titular. Recém-contratado, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por não ir ao Beira-Rio e assistiiu ao clássico pela TV, embora tenha participado da preleção, horas antes na concentração gremista.
- A conversa com o Luxemburgo foi bastante motivadora para todo o grupo. Vamos levar a campo tudo o que ele falou, ao pé da letra - entregou Marcelo Moreno, na chegada ao estádio.
Instantes antes de a bola rolar, o clima que se apresentava era de um Gre-Nal da paz. Dorival Júnior cumprimentou Roger e depois o preparador físico Paulo Paixão. Em pauta, brincadeiras e sorrisos sobre o resultado do carnaval carioca.
kleber rodrigo moledo internacional x grêmio (Foto: Wesley Santos/Futura Press)Kleber incomodou a zaga colorada neste Gre-Nal (Foto: Wesley Santos/Futura Press)
Tricolor ferve

Vitaminado pela alteração no comando, o Grêmio iniciou fervendo no campo adversário. Por sua vez, os colorados pareciam em ressaca na Quarta-Feira de Cinzas. Com a saída de bola lenta, o time falhava na marcação e mostrava dificuldade na armação ofensiva.
gre-nal 391 beira-rio grêmio inter gol de léo gago (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Grêmio abriu o placar ( Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Gilberto Silva esteve perto de marcar aos sete minutos, quando surgiu entre os zagueiros e testou rente ao poste. Melhor na partida, o Tricolor gaúcho seguia no ataque e conseguiu abrir o marcador aos 17: Marco Antônio cobrou falta no ângulo esquerdo, e Muriel deu o rebote. A bola sobrou adocicada dentro do bolo de jogadores para Léo Gago encher o pé: 1 a 0.

O gol de empate saiu aos 27 minutos, quando o Grêmio ainda controlava as ações. Fernando errou na saída de bola e entregou o doce para Dagoberto. Nesse instante, eram dois contra dois. Com boa visão, o camisa 20 deixou Leandro Damião livre na área. O centroavante partiu em direção a Victor e se livrou do goleiro com um toque sutil.
Auxiliado por Souza, o atacante Kleber era a principal figura gremista. Era quem chamava a responsabilidade e apimentava a partida. Aos 33, recebeu na frente da área e bateu de canhota, com perigo.
gre-nal 391 beira-rio grêmio inter leandro damião (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Damião desencantou justamente no Gre-Nal (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Aos 45, Marco Antônio ainda exigiu boa defesa de Muriel. O primeiro tempo encerrava quente, em ebulição, com bons lances em campo e o tradicional empurra-empurra entre azuis e vermelhos. Um Gre-Nal, enfim, com cara de Gre-Nal.
A segunda etapa iniciou da mesma forma. No entanto, Kleber Gladiador jogava como nunca. Aos 13, arriscou da frente da grande área. A bola passou perto.

Kleber com fome de gol
kleber GRÊMIO X internacional (Foto: Edu Andrade/Agência Estado)Kleber deu a vitória para o Grêmio (Foto: Edu Andrade/Agência Estado)
A resposta colorada foi com Damião, aos 18, com um disparo sem ângulo que passou rente ao travessão. Mas Kleber estava endiabrado, ligado, enfurecido. Conseguiu recolocar o Tricolor na frente aos 20, quando recebeu bola de Marco Antônio e chutou na saída de Muriel.

Revigorado pelo gol, o Tricolor se impôs, forte no ataque. Aos 23, Fernando bateu de fora da área. Instantes depois, Souza desperdiçou de mais perto.

Insatisfeito, Dorival alterou a equipe, mexendo nas peças. Dagoberto e Sandro Silva saíram para as entradas de Jô e João Paulo. Dessa forma, Oscar passava a atuar como volante. Por questões físicas, Souza e Kleber também tiveram de deixar o gramado. Foram substituídos por Vilson e André Lima.

Parecia que não haveria tempo para mais nada. Mas, aos 41 minutos, Damião achou uma brecha na pequena área e concluiu. Victor, com um tapa de puro reflexo, reduziu a pó as críticas que se acumularam há tantos Gre-Nais. A bola não foi às redes, mas rendeu comemorações dignas de golaço por parte do goleiro e de seus companheiros. Era só o início da festa. Oscar ainda jogaria pela linha de fundo a última chance, nos acréscimos, mas era tarde demais. O Grêmio está na semifinal da Taça Piratini e com novo comandante: Luxemburgo.
Kleber marcou o segundo gol do Grêmio depois de lançamento preciso de Marco Antônio:imagem 19

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

F. Bertoglio é apresentado oficialmente

Na apresentação oficial, Bertoglio recebe a camisa 7 do Grêmio

Meia argentino, de 21 anos, vestiu a camisa tricolor nesta segunda-feira


Facundo Bertoglio é apresentado como novo reforço do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Facundo Bertoglio é apresentado como novo reforço do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 A camisa 7 do Grêmio tem novo dono: Facundo Bertoglio, 21 anos, meia argentino oficialmente apresentado na tarde desta segunda-feira.
Bertoglio foi contratado por empréstimo apenas até julho, com prioridade de compra para o Grêmio - os termos, como prazos de pagamento e número de parcelas - já estão estabelecidos. Revelado pelo Colón, Bertoglio estava no Dinamo de Kiev.
Com frases curtas, embora se mostrando à vontade na entrevista coletiva, Bertoglio citou o diretor-executivo Paulo Pelaipe ao falar da responsabilidade de representar "o 7 do Renato" em campo:
- O Pelaipe me disse isso quando me deu o número 7. É uma linda responsabilidade.
Bertoglio também falou do Estádio Olímpico como "uma linda estrutura" e descreveu sua característica:
- Jogo como meio-campista, pode ser pelo centro ou pelo lado, na Argentina chamam de "enganche".

Grêmio anuncia dispensa de Caio Júnior

Roger comanda o time interinamente no Gre-Nal; Luxemburgo é o preferido para assumir


Caio Júnior em partida do Grêmio  (Foto: Agência Estado)Caio Júnior treinou o Grêmio em oito jogos
(Foto: Agência Estado)
Caio Júnior durou oito jogos no comando do  Grêmio. Responsabilizado pelo mau desempenho da equipe no primeiro turno do Campeonato Gaúcho - com pontuação de quinto colocado no Grupo 2, classificado apenas em razão dos pontos perdidos pelo Cruzeiro no TJD - o treinador foi dispensado nesta segunda-feira. 
No início da tarde a diretoria tricolor confirmou no site oficial do Grêmio a saída de Caio Júnior, que leva consigo os auxiliares Almir e Solivan. Paulo Paixão, Roger e Francisco Cersósimo permanecem.
Roger, inclusive, será o treinador interino do Grêmio no Gre-Nal das 22h de quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em jogo único eliminatório, válido pelas quartas de final da Taça Piratini. No site, o anúncio foi curto:
-  A direção do Grêmio comunica oficialmente a saída do treinador Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior) do clube. No seu lugar assume, interinamente, o auxiliar técnico Roger Machado.

Luxemburgo, inclusive, assistiria no Beira-Rio ao Gre-Nal, assumindo o comando oficial da equipe a partir de quinta-feira. Pelaipe e Odone, entretanto, não atendem a imprensa para confirmar a informação.
Luxemburgo, recém-dispensado pelo Flamengo, é o único nome com o qual a diretoria tricolor trabalha no momento. O diretor-executivo Paulo Pelaipe e o presidente Paulo Odone esperam fechar sua contratação ainda nesta segunda.

São José 2x1 Grêmio - Gauchão 2012

Grêmio perde para o São José-RS e provoca Gre-Nal na próxima quarta

Carnaval vai se encerrar em Porto Alegre com clássico no Estádio Beira-Rio


 Os gols marcados por Francisco Alex e Marabá no segundo tempo não apenas levaram o São José-RS à vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio, na tarde deste sábado - sobre a grama sintética do Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre - mas também confirmaram a realização de um Gre-Nal já na Quarta-Feira de Cinzas.
Com a derrota o Grêmio terminou a fase classificatória da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho - na 4ª colocação do Grupo 2, com 13 pontos, obrigando-se a enfrentar o Inter - 1º do Grupo 1, com 16 - em jogo único na próxima quarta-feira, no Estádio Beira-Rio. O São José-RS também passou de fase, como 2º do Grupo 1, e vai enfrentar o Caxias no início da fase eliminatória.
A classificação do Grêmio foi possível apenas em razão da derrota do Cruzeiro de Porto Alegre nos tribunais. A equipe adversária do Tricolor no Grupo 2 perdeu seis pontos em razão de polêmica na inscrição do atacante Jô. Caso tivesse mantido a pontuação conquistada em campo, teria deixado o Grêmio em 5º, fora dos "matas" da Taça Piratini.
Kleber na partida do Grêmio contra o São José (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)Kleber se esforçou, mas Grêmio perdeu para o São José-RS (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
Tempo quente, jogo frio
Para facilitar a adaptação ao piso artificial, as primeiras jogadas do time de Caio Júnior buscaram diretamente os atacantes. Com um minuto André Lima perdeu gol feito, e pouco depois Kleber obrigou o goleiro Tiago Volpi a realizar outra boa defesa.Irritados com as condições do jogo - sensação térmica próxima dos 42º C agravada pela grama sintética - os gremistas resolveram atrasar o início como forma de protesto: entraram em campo dez minutos depois do horário.
Em razão do calor, o árbitro Jean-Pierre de Lima proporcionou uma parada técnica, momento no qual os jogadores não apenas beberam água à sombra, como também colocaram os pés em baldes de gelo - especula-se que os jogadores das duas equipes tenham usado absorventes femininos entre os pés e as meias para manter a água gelada dentro das chuteiras, amenizando o efeito da borracha quente do gramado sintético.
Com o retorno ao jogo, Kleber seguiu destacando-se. Por três vezes o Gladiador, em giros e conclusões sobre os zagueiros, obrigou o goleiro Tiago Volpi a boas defesas. Nos acréscimos, André Lima conseguiu marcar de cabeça, mas o lance - duvidoso - foi anulado pela arbitragem, que apontou impedimento.
Gre-Nal confirmado
Do vestiário o Grêmio retornou modificado. Com dor no joelho, Marquinhos deu lugar a Leandro. O São José-RS também trocou. E saiu-se melhor. Francisco Alex, que substituíra Anderson Ataíde, recebeu livre na área, e às costas dos zagueiros gremistas bateu de canhota: 1 a 0, aos quatro do segundo tempo.
Logo depois, Léo Gago deu lugar ao estreante Souza, recém egresso do Porto. Outro reforço, o argentino Facundo Bertoglio, que chegou a Porto Alegre pela manhã, assistiu ao jogo com os dirigentes no estádio.
Sem muita criatividade, o Grêmio trocou passes de lado a lado, sem conseguir entrar na área do Zequinha. A solução dividiu-se em chuveirinhos e chutes de longe, ambos sem sucesso. E o São José-RS, sustentando a vitória, ainda ampliou aos 43: em contra-ataque rápido, Marabá recebeu livre e encobriu o desesperado goleiro Victor, que saía da área totalmente desprotegido.
Nos acréscimos, em lance com André Lima, o zagueiro Wágner marcou para o Grêmio o gol contra que fechou o placar em 2 a 1.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Grêmio 4x1 Santa Cruz - Gauchão 2012

Grêmio goleia Santa Cruz com zaga artilheira

Com dois gols de Naldo, um de Grolli e outro de Kleber, time de Caio
Júnior arranca primeiros elogios da torcida com os 4 a 1 no Olímpico


Caio Júnior havia avisado durante a semana: técnico nenhum é ilusionista, muito menos carrega uma varinha encantada para fazer o seu time evoluir rapidamente. Mesmo assim, o Grêmio se transformou de um jogo para o outro, como num impressionante passe de mágica. Bem diferente do esforço estoico das partidas anteriores, o Tricolor conseguiu vencer com bom futebol e menos sofrimento o Santa Cruz. Bateu o Galo por 4 a 1 no Olímpico, na agradável noite deste sábado, pela sétima rodada do primeiro turno do Gauchão.

Cercados de preocupação por entrarem em campo pendurados, os zagueiros Douglas Grolli e Naldo mostraram que o temor tinha que ser da defesa rival. Até porque a maioria dos gols azuis saiu das cabeças dessa dupla de gigantes. Naldo marcou dois, e Grolli, um. Kleber, também de cabeça, fez o quarto. Cristiano descontou. Assim, pelo alto, o Grêmio achou o caminho rumo à inédita sequência de duas vitórias neste princípio de 2012. O curioso é que, no resultado mais elástico do time no ano, o Olímpico recebeu seu menor público: cerca de 6,7 mil torcedores.
grêmio santa cruz gol naldo gauchão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Naldo marcou dois gols e foi um dos destaques da partida (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O resultado positivo, no entanto, não foi suficiente para colocar o Grêmio na fase eliminatória da Taça Piratini por antecipação. Com a vitória do Cruzeiro sobre o Canoas por 4 a 0, a equipe de Caio Júnior precisará confirmar a vaga na última rodada. No próximo sábado o Tricolor vai ao Passo D'Areia para encarar o São José, às 17h (de Brasília). Já o Santa Cruz recebe o Cerâmica, nos Plátanos, nos mesmos dia e horário.
Por enquanto, o Grêmio fecha o sábado na faixa dos classificados, na terceira colocação, com 13 pontos no Grupo 2. O Galo confirma sua campanha irregular e cai uma posição. Está em sexto lugar da chave 1, com sete pontos.
Susto, reação e primeiros sorrisos

kleber grêmio x santa cruz (Foto: Wesley Santos/Agência Estado)Antes dos aplausos e dos sorrisos de satisfação, o Grêmio encontrou novamente obstáculos. Num 3-5-2 bastante fechado, o Santa Cruz provocou incontáveis erros de passes no meio-campo tricolor. Além de se defender bem, assustou. Primeiro, aos nove minutos, com Tiago, que invadiu a área e chutou perto do poste de Victor. Aos 15, o susto virou gol: em bola erguida, Cristiano completou e abriu o placar para o Galo.

Bastou a bola roçar a rede de Victor para os murmúrios se avolumarem pelas arquibancadas do Olímpico. Desta vez, no entanto, o Grêmio não esperou até os acréscimos do segundo tempo para resolver a partida. Aos 18, o time de Caio Júnior respondeu com a bola aérea. No escanteio, Marcelo Moreno mandou a bola no travessão. Naldo marcou, no rebote. A virada não tardou a sair. E com a mesma receita, só que agora em escanteio pela esquerda. De novo ele, Naldo, que agora escorou para Douglas Grolli completar: 2 a 1, alívio e a senha para um futebol mais envolvente começar.

Caio Júnio Grêmio santa cruz gauchão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Com o resultado aninhado em seu colo, o Grêmio cresceu. Marco Antônio, promovido a armador, e Marquinhos, que também jogou mais adiantado, passaram a se movimentar com intensidade e rapidez. Abriam espaços nos quais Fernando também conseguia se infiltrar. Gilberto Silva dava solidez à defesa. Sem contar o talento inquestionável da dupla Marcelo Moreno e Kleber. Os elogios, enfim, começavam a brotar da voz enrouquecida dos gremistas. O resultado parcial também aquietou os ânimos da direção. Bateu como um respiro providencial ao diretor-executivo Paulo Pelaipe, que chamou a atenção pelo entra e sai das tribunas do estádio durante os primeiros 45 minutos.

Na saída rumo ao vestiário, os jogadores do Santa Cruz pareciam não acreditar na reação instantânea do Grêmio. Como se as fracas atuações anteriores no Olímpico fossem se configurar num padrão de aflição para os tricolores e de alegria para os visitantes. O técnico Edson Porto resumiu o estranhamento com esse adversário mais encorpado:

- O Grêmio só não fez mais porque não quis. Nos perdemos na marcação.

Virada se transforma em goleada

A bronca de Edson Porto não surtiu efeito. O Grêmio voltou com o mesmo ritmo. E a mesma arma. Aos sete minutos, Kleber Gladiador levantou na área. A zaga forçou a linha de impedimento e se deu mal. Naldo completou para as redes, de cabeça: 3 a 1. O Santa Cruz só levou perigo aos 15, e com uma generosa contribuição de Gilberto Silva. O volante, mesmo sozinho, deu um carrinho em direção a sua fortaleza. Em grande recuperação, Victor evitou o gol.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, Douglas Grolli marcou o segundo e colocou o Grêmio na frente no placar:imagem 8
Participativo, o antes vaiado Marco Antônio teve a chance de se redimir por completo diante do torcedor. Mas, aos 19, carimbou o goleiro Rodrigo, de noite mais do que inspirada. Três minutos depois, foi a vez de Kleber, na pequena área, ser engolido pela muralha alvinegra. Ambas as jogadas saíram dos pés de... Fernando. Sim, o volante que parece ter quatro pulmões, desarme de zagueiro e lucidez de um camisa 10, novamente deixou o gramado com uma atuação de relevo.
 

Aos poucos, no entanto, o Grêmio foi diminuindo o ritmo. E o Santa Cruz passou a assustar. Em três investidas, aos 23, 27 e 30, o Galo só não descontou por imperícia de seus avantes. Um minuto depois, Kleber deixou a marca do Gladiador e decepou qualquer aspiração de reação do rival. De cabeça, fez o quarto e, além de "roubar" a noite dos zagueiros goleadores, se tornou o artilheiro do Grêmio no Gauchão, com quatro gols. Primeiros aplausos, primeira atuação promissora, primeira goleada. Enfim, o ano parece ter começado para o Grêmio de Caio Júnior.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ypiranga 1x2 Grêmio - Gauchão 2012

Grêmio vira sobre o Ypiranga com gol no último minuto em Erechim

Douglas Grolli marca nos acréscimos e determina o 2 a 1 no Colosso da Lagoa


Mesmo reprisando os erros e problemas apresentados nos jogos anteriores, o Grêmio conseguiu vencer o Ypiranga por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. A partida foi disputada no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, região norte do estado.
Com o resultado, o Grêmio sobe para dez pontos, chegando provisoriamente à terceira colocação do Grupo 2. A equipe da capital foi beneficiada pela derrota do Cerâmica (sete pontos) de virada para o São Luiz, e a pela decisão judicial que retirou do Cruzeiro-Poa seis pontos, rebaixando-o para cinco no total. O Ypiranga tem apenas dois, na vice-lanterna do Grupo 1.
Rodrigo Jesus marcou para o Ypiranga no primeiro tempo; Marcelo Moreno e Douglas Grolli viraram na etapa final. Pela sétima rodada - a penúltima da fase classificatória - o Grêmio recebe o Santa Cruz no Estádio Olímpico, sábado, às 21h. O Ypiranga visita o Cerâmica em Gravataí, domingo, às 18h.
marcelo moreno ypiranga x grêmio (Foto: Edson Castro/Futura Press)Marcelo Moreno mais uma vez se destacou marcando gol (Foto: Edson Castro/Futura Press)
Atitude
E assim, pouco inspirado, o 4-4-2 em duas linhas foi desfeito aos 27 minutos, com a entrada de Gilberto Silva no lugar de Leandro, configurando um losango no meio-campo gremista. Isso porque, quatro minutos antes, Rodrigo Jesus marcara 1 a 0 para o Ypiranga, após excelente jogada individual de Lucas Silva, beneficiado por erro do zagueiro Naldo.Mais uma vez, Caio Júnior recorreu ao seu predileto 4-4-2 em duas linhas, sistema tático que não foi utilizado no Gre-Nal do último domingo. Porém, com ele, repetiram-se os problemas apresentados em todos os jogos da incipiente temporada: previsibilidade com a posse de bola, lentidão nas trocas de passes e consequente falta de criatividade na hora de atacar.
Com três zagueiros, o Ypiranga agregou ao seu 3-6-1 muita disposição. Os jogadores de camisas amarelas ocuparam espaços de forma intensa, fechando todos os caminhos aos gremistas, e mantendo o Grêmio distante da área. E conseguiram confirmar a vitória parcial no primeiro tempo com atitude de sobra.
- Está faltando atitude. Tem que ter atitude para jogar no Grêmio. Depois sobra para o treinador - desabafou Caio Júnior, no retorno do intervalo.
Pelo alto
Precisando se redimir do mau primeiro tempo, o Grêmio adotou a estratégia da simplificação: cruzar, de qualquer lugar, para Marcelo Moreno. E o centroavante não desapontou os gremistas, reiterando a imagem de melhor jogador do Tricolor no início do ano. Aos 12, Gabriel lançou na área, Fernando tentou dominar no peito, mas Moreno foi mais rápido e antecipou-se até ao companheiro para marcar de pé direito: 1 a 1.
Os cruzamentos persistiram, mas o Ypiranga parecia controlar a pressão aérea gremista. No fim, Caio Júnior ainda colocou o centroavante André Lima - mais um para tentar cabeçadas - e o estreante meia Biteco. E a virada chegou aos 48 do segundo tempo: Fernando cobrou falta, e o zagueiro Douglas Grolli desviou de cabeça. Deu resultado a pressão aérea.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Médico confirma lesão e afastamento de Mário Fernandes e de Julio Cesar

Jogadores podem ficar de duas a quatro semanas realizando tratamento para recuperação


Médico confirma lesão e afastamento de Mário Fernandes e de Julio Cesar  Adriano de Carvalho/
Médico gremista Márcio Bolzoni atesta afastamento dos laterais da equipe por lesãoFoto: Adriano de Carvalho

As lesões sofridas por Mário Fernandes e Julio Cesar no Gre-Nal 390 irão afastar os jogadores do grupo do Grêmio por, ao menos, duas semanas. A informação vem do médico Márcio Bolzoni.

— São lesões que retiraram os dois atletas do jogo. O Mário voltou a sentir uma instabilidade do ombro, que ele sentiu em 2010. A nova lesão afastará o jogador de três a quatro semanas. Será submetido a um tratamento fisioterápico e vamos avaliar como será o retorno dele.

— O Julio tem uma lesão que não chega a ser um rompimento no ligamento colateral do joelho. Esta lesão é de grau um. É uma sensibilidade que ele sente como se tivesse rompido. Mas é um problema que não se pode atribuir gravidade. No entanto, ficará duas semanas afastado.

Bolzoni não descarta uma cirurgia em Mário. Mas fala que o tratamento com este tipo de procedimento acontece apenas em casos extremos, o que não parece não ter ocorrido desta vez.
Em queda após falta, Mário Fernandes machucou o ombro e saiu de jogo ainda no primeiro tempo:imagem 4 
Mário Fernandes se machucou ainda no primeiro tempo do Gre-Nal 390
Foto: Diego Vara/AgênciaRBS
Outra possível baixa é a do atacante Marcelo Moreno. Segundo Bolzoni, o atacante sofreu uma contusão no jogo diante do São Luiz na última quinta-feira e tem presença incerta diante do Ypiranga, nesta quarta.

— Ele sofreu na quinta-feira uma contusão e vinha com o pé inchado. Fez tratamento intensivo para jogar o Gre-Nal. Fizemos exames para saber a gravidade e foi apenas uma contusão. Vamos avaliar a presença dele no jogo de quarta-feira. Foi uma contusão. Sem rompimento da estrutura — finalizou.