Em grande noite de Kleber, autor de um dos gols, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e ganhou o direito de enfrentar o Caxias pela semifinal da Taça Piratini. Léo Gago consolidou o triunfo gremista, enquanto Leandro Damião descontou. No jogo seguinte à demissão de Caio Júnior, e com técnico interino - Roger -, já que Vanderlei Luxemburgo será apresentado somente na manhã desta quinta, o Tricolor mostrou fome pela vitória e mostrou que no clássico gaúcho, o que mais vale é ser aguerrido. E o Gladiador incorporou esse espírito para sair como herói, em um Gre-Nal cheio de ingredientes.
O confronto do Tricolor pela semifinal será domingo, às 17h, no Centenário, já que o Caxias soma melhor campanha.
Do lado azul, as atrações estavam dentro e fora de campo. O interino Roger escalou Gilberto Silva na zaga, na vaga de Douglas Groli, realocado ao banco. No meio, Souza iniciava pela primeira vez como titular. Recém-contratado, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por não ir ao Beira-Rio e assistiiu ao clássico pela TV, embora tenha participado da preleção, horas antes na concentração gremista.
- A conversa com o Luxemburgo foi bastante motivadora para todo o grupo. Vamos levar a campo tudo o que ele falou, ao pé da letra - entregou Marcelo Moreno, na chegada ao estádio.
Instantes antes de a bola rolar, o clima que se apresentava era de um Gre-Nal da paz. Dorival Júnior cumprimentou Roger e depois o preparador físico Paulo Paixão. Em pauta, brincadeiras e sorrisos sobre o resultado do carnaval carioca.
Kleber incomodou a zaga colorada neste Gre-Nal (Foto: Wesley Santos/Futura Press) Tricolor ferve
Vitaminado pela alteração no comando, o Grêmio iniciou fervendo no campo adversário. Por sua vez, os colorados pareciam em ressaca na Quarta-Feira de Cinzas. Com a saída de bola lenta, o time falhava na marcação e mostrava dificuldade na armação ofensiva.
Grêmio abriu o placar ( Lucas Uebel/Grêmio FBPA) Gilberto Silva esteve perto de marcar aos sete minutos, quando surgiu entre os zagueiros e testou rente ao poste. Melhor na partida, o Tricolor gaúcho seguia no ataque e conseguiu abrir o marcador aos 17: Marco Antônio cobrou falta no ângulo esquerdo, e Muriel deu o rebote. A bola sobrou adocicada dentro do bolo de jogadores para Léo Gago encher o pé: 1 a 0.
O gol de empate saiu aos 27 minutos, quando o Grêmio ainda controlava as ações. Fernando errou na saída de bola e entregou o doce para Dagoberto. Nesse instante, eram dois contra dois. Com boa visão, o camisa 20 deixou Leandro Damião livre na área. O centroavante partiu em direção a Victor e se livrou do goleiro com um toque sutil.
Auxiliado por Souza, o atacante Kleber era a principal figura gremista. Era quem chamava a responsabilidade e apimentava a partida. Aos 33, recebeu na frente da área e bateu de canhota, com perigo.
Damião desencantou justamente no Gre-Nal (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Aos 45, Marco Antônio ainda exigiu boa defesa de Muriel. O primeiro tempo encerrava quente, em ebulição, com bons lances em campo e o tradicional empurra-empurra entre azuis e vermelhos. Um Gre-Nal, enfim, com cara de Gre-Nal.
A segunda etapa iniciou da mesma forma. No entanto, Kleber Gladiador jogava como nunca. Aos 13, arriscou da frente da grande área. A bola passou perto.
Kleber com fome de gol
Kleber deu a vitória para o Grêmio (Foto: Edu Andrade/Agência Estado) A resposta colorada foi com Damião, aos 18, com um disparo sem ângulo que passou rente ao travessão. Mas Kleber estava endiabrado, ligado, enfurecido. Conseguiu recolocar o Tricolor na frente aos 20, quando recebeu bola de Marco Antônio e chutou na saída de Muriel.
Revigorado pelo gol, o Tricolor se impôs, forte no ataque. Aos 23, Fernando bateu de fora da área. Instantes depois, Souza desperdiçou de mais perto.
Insatisfeito, Dorival alterou a equipe, mexendo nas peças. Dagoberto e Sandro Silva saíram para as entradas de Jô e João Paulo. Dessa forma, Oscar passava a atuar como volante. Por questões físicas, Souza e Kleber também tiveram de deixar o gramado. Foram substituídos por Vilson e André Lima.
Parecia que não haveria tempo para mais nada. Mas, aos 41 minutos, Damião achou uma brecha na pequena área e concluiu. Victor, com um tapa de puro reflexo, reduziu a pó as críticas que se acumularam há tantos Gre-Nais. A bola não foi às redes, mas rendeu comemorações dignas de golaço por parte do goleiro e de seus companheiros. Era só o início da festa. Oscar ainda jogaria pela linha de fundo a última chance, nos acréscimos, mas era tarde demais. O Grêmio está na semifinal da Taça Piratini e com novo comandante: Luxemburgo.