terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Juventude 2x1 Grêmio - Gauchão 2012


Grêmio é derrotado pelo Juventude


Em jogo de muita 'pegada', com muitas faltas e distribuição de cartões,
equipe de Caxias do Sul derrota o time da capital no Alfredo Jaconi


Marcelo Moreno encara a marcação do Juventude:imagem 9Em clássico de muitas faltas, cartões amarelos e vermelhos, o Juventude derrotou o Grêmio por 2 a 1, pela terceira rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Gauchão 2012. Zulu, de pênalti, e Athos, em cobrança de falta, fizeram os gols dos anfitriões; também de pênalti, no fim, Kleber Gladiador marcou para o Tricolor.
Agora o Juventude soma sete pontos no Grupo 1; o Grêmio permanece com apenas três, na chave 2. Pela quarta rodada, o Alviverde enfrenta o Veranópolis na quarta-feira, às 22h (de Brasília), fora de casa. No dia seguinte, às 19h30m, o Grêmio recebe o São Luiz de Ijuí no Olímpico.
Durante a semana, jogadores e técnico do Grêmio reclamaram da postura dos árbitros e dos adversários nos dois jogos anteriores, contra Lajeadense e Canoas. Segundo Marcelo Moreno, Kleber Gladiador e Caio Júnior, muitas faltas foram cometidas, e sem punição à altura. Moreno chegou a dizer que era "pauleira", conforme Douglas Costa havia lhe alertado na Ucrânia.
Pois o clima típico de Gauchão repetiu-se no Alfredo Jaconi. Mas nos dois lados do campo. No 3-5-2, o Grêmio não conseguiu se organizar ofensivamente, cedendo contra-ataques e obrigando os zagueiros e volantes a fazer muitas faltas. Em uma delas, dentro da área, Saimon cometeu pênalti bem cobrado por Zulu: gol do Juventude, aos 32.
No total foram distribuídos quatro cartões amarelos. Houve discussões, trocas de empurrões e carrinhos à exaustão. Mas o confronto físico beneficiou o Juventude, que teve em Zulu uma boa referência ofensiva. Ele e Athos obrigaram Victor a boas defesas, tornando justo o resultado parcial.
Cartões
Kleber no jogo do Grêmio com o Juventude pelo Gauchão (Foto: Juan Barbosa / Agência RBS)Kleber faz o gol do Grêmio no Alfredo Jaconi
(Foto: Juan Barbosa / Agência RBS)
Seguiu intenso o segundo tempo. Até demais. As faltas continuaram, as discussões também. E o Juventude manteve o predomínio herdado da etapa inicial. Em poucos minutos houve uma avalanche de ocorrências. Victor fez duas defesas espetaculares. Saimon foi agredido na área do Grêmio, e Bruno Salvador recebeu cartão vermelho. Mas os gremistas nem puderam comemorar. Na sequência, aos 14, Athos cobrou falta, e Grolli cabeceou contra: 2 a 0 - na súmula, o juiz deu gol para o meia do Juventude.
Dois minutos depois, entretanto, a vantagem numérica do Grêmio ruiu. Anderson Daronco, árbitro da partida, expulsou Gabriel em lance normal, alegando agressão do jogador gremista, que abria os braços para proteger a bola. Festa nas arquibancadas do Jaconi.
Daí em diante, apesar das trocas realizadas pelo treinador Caio Júnior, o Grêmio não conseguiu reagir. À base de cruzamentos sucessivos, o gol saiu aos 45, com Kleber cobrando pênalti sofrido por Marcelo Moreno. Porém, tarde demais. E o Grêmio voltou derrotado a Porto Alegre.

Assista os lances da partida:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

André Lima é reintegrado ao grupo

Atacante conversou com o técnico Caio Júnior e permanecerá no Olímpico

Reintegrado ao grupo, André Lima pediu para ficar no Grêmio Tatiana Lopes/Agencia RBS
Atacante volta aos treinos com o grupo principal do Grêmio

Contrariando as especulações de que partiria para um clube chinês, André Lima continuará no Estádio Olímpico em 2012. Em entrevista ao programa Balanço Final, da Rádio Gaúcha, o presidente Paulo Odone confirmou a permanência do jogador e contou que ele pediu para ficar no Grêmio.
– O André Lima quer jogar e não quer sair do Grêmio. Ele nos procurou para se propor a jogar e participar em qualquer circustância – afirmou Odone.
O atacante conversou com o técnico Caio Júnior, que havia revelado admirar as características do jogador, e será imediatamente reintegrado ao time. Treinando em separado desde o início do ano, André Lima voltará aos trabalhos de preparação com o grupo principal.
Titular até 2011, o jogador perdeu seu lugar no time após as contratações de Kleber, Marcelo Moreno, e do retorno do atacante Júnior Viçosa, que havia sido emprestado ao Sport. Mesmo assim, Odone não vê problema na concorrência no ataque:
– Mesmo que o Kleber e o Moreno sejam jogadores com a camisa de titular, ainda assim nós vamos precisar sempre de alguém que jogue.

Pelaipe anuncia venda de Fábio Rochemback para clube chinês

Volante vai defender o Dalian Shide; negociação depende de exame médico para ser oficializada


liedson flamengo fabio rochemback (Foto: Roberto Vinicíus / Agência Estado)Rochemback foi capitão durante duas temporadas
(Foto: Roberto Vinicíus / Agência Estado)
No final da tarde desta quarta-feira, momentos antes do confronto com o Canoas - pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho - o diretor-executivo Paulo Pelaipe confirmou a saída daquele que foi o capitão do Grêmio em 2010 e em 2011.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, já no Complexo Esportivo da Ulbra, sede da partida, o dirigente anunciou a venda de Fábio Rochemback.
Rochemback vai defender o Dalian Shide FC, atual 14º colocado da liga chinesa. Entre segunda e quarta da semana que vem ele viaja à China para realizar exames médicos e ser apresentado. Ele sequer foi relacionado para o jogo do Grêmio contra o Canoas.
- Realmente, ontem houve o contato e hoje chegou a proposta oficial. Ele deve viajar na próxima semana para fazer os exames médicos, é uma proposta boa para o Grêmio, muito boa para o atleta. É um jogador de 30 anos, no último ano de contrato com o Grêmio, conversamos com o presidente Paulo Odone, com o Caio, e liberamos o atleta - disse Pelaipe.
Sem Rochemback, o grupo do Grêmio conta com 28 jogadores. A diretoria busca pelo menos mais um zagueiro e um meia para fechar o elenco. Para a posição do ex-capitão a caminho da China o treinador Caio Júnior tem Fernando e Léo Gago no time titular, mais Gilberto Silva para a reserva.
No clube da cidade de Dalian, Rochemback encontrará apenas um brasileiro - o atacante Adriano Michael Jackson, ex-Palmeiras. Os valores da negociação são de aproximadamente 5 milhões de Dólares.

Grêmio 3x1Canoas - Gauchão 2012

Gabriel incendeia o jogo, e Grêmio vence o Canoas fora de casa

Kleber, Gabriel e Marcelo Moreno marcam os gols da vitória por 3 a 1


marcelo moreno grêmio canoas gauchão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Moreno estreou com gol pelo Grêmio em Canoas
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Após estrear com derrota no Olímpico para o Lajeadense, o Grêmio se recuperou nesta noite de quarta-feira. Jogando no Complexo Esportivo da Ulbra, a equipe de Caio Júnior superou o Canoas por 3 a 1, pela segunda rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Kleber Gladiador, Gabriel - destaque da partida - e Marcelo Moreno marcaram para o Grêmio. Marcelão descontou. Agora, o Grêmio soma três pontos no Grupo 2, enquanto o Canoas segue sem No próximo fim de semana, as duas equipes voltam a jogar. O Grêmio visita o Juventude às 17h de domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Antes, no sábado, o Canoas recebe o Cerâmica - às 20h30m, no Complexo Esportivo da Ulbra.
kleber CANOAS X GRÊMIO (Foto: Agência Estado)Gladiador comemora o primeiro gol do Grêmio em Canoas (Foto: Agência Estado)
Igualdade aérea
Em dois cruzamentos para as áreas, do anfitrião e do visitante, saíram os gols do primeiro tempo. Com um minuto, Kleber abriu o placar, após escanteio cobrado por Marco Antonio, e desviado por Douglas Grolli - foi o primeiro gol dele em jogos oficiais pelo Grêmio, já que marcara três em amistosos da pré-temporada.
Mas, trinta minutos depois, o Canoas empatou em lance semelhante. Houve, entretanto, confusão. A bola desviou na mão de um jogador do time da casa e ficou limpa nos pés do zagueiro Marcelão, que fulminou Victor da pequena área: 1 a 1.
Com novo sistema tático, o 4-4-2 com meio-campo reproduzindo o desenho de um losango, o Grêmio controlou a posse de bola, mas não encontrou espaços no 3-6-1 do Canoas. No intervalo, para consertar o problema, Caio Júnior trocou Marco Antonio por Gabriel e improvisou um sistema com três zagueiros para encaixar a marcação.
Gabriel muda tudo
E a substituição deu resultado em poucos minutos. Aos seis, após uma violenta cobrança de falta do volante Léo Gago, Gabriel aproveitou rebote concedido pelo goleiro Ney e bateu de esquerda para sair comemorando com entusiasmo o segundo gol do Grêmio.
No 3-5-2, o Grêmio colocou Gabriel e Julio Cesar no campo de ataque, ambos auxiliando Douglas na articulação. Desta forma, os atacantes passaram a receber mais passes. O estreante Marcelo Moreno teve chances, Kleber Gladiador também. Mas quem se destacou acima de todos foi o lateral egresso do banco, transformado em ala.
Impetuoso, Gabriel partiu para cima dos marcadores, com belas jogadas individuais. Com dribles, desorganizou a defesa do Canoas e fez seus companheiros crescerem juntos. E, se Kleber havia marcado seu primeiro gol em jogos oficiais pelo Grêmio, ele foi solidário para ajudar o estreante Marcelo Moreno.
Aos 41, o Gladiador recebeu passe de Julio Cesar, na esquerda, e cruzou. Moreno, jogador boliviano daqueles cuja palavra "centroavante" aparece na lacuna "profissão" da carteira de trabalho, cabeceou com firmeza: 3 a 1, placar final.
Veja os gols da partida:

domingo, 22 de janeiro de 2012

Grêmio 0x2 Lajeadense - Gauchão 2012


Na estreia, Grêmio é surpreendido e



perde para o Lajeadense


O Grêmio entrou em campo com um time renovado:imagem 6


Estreando no Gauchão em casa, o Grêmio foi surpreendido pelo Lajeadense. O bom público de 18.868 torcedores assistiram à equipe de Lajeado superar o Tricolor por 2 a 0. Os gols foram marcados por Ramos, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Tatá, no primeiro minuto do segundo tempo.


Foi o primeiro jogo do técnico Caio Júnior no comando do Grêmio, que teve Kleber como a estreia mais aguardada. O atacante criou oportunidades, a melhor delas aos 19 minutos dos segundo tempo quando entrou perigosamente na área do Lajeadense, mas terminou sem marcar.
O zagueiro Douglas Grolli mostrou garra e foi aplaudido pela torcida após divididas com o adversário:imagem 10

O zagueiro Douglas Grolli mostrou garra e foi aplaudido pela torcida após divididas com o adversário


No último Gauchão disputado no Olímpico (em 2013, jogará na Arena), o Grêmio começou bem o primeiro tempo, garantindo a posse de bola e articulando jogadas. Douglas foi um dos destaques, realizando bons lançamentos.


Apesar da pressão, o Tricolor falhou em finalizações e esbarrou diversas vezes no goleiro Fernando. O Lajeadense teve seu primeiro escanteio apenas no final do primeiro tempo, e aproveitou a chance. Aos 45 minutos, Bindé cobrou, e Ramos abriu o placar, de cabeça.

Foi o sinal de uma virada no jogo. No segundo tempo, o Lajeadense ganhou confiança e cresceu. Logo no primeiro minuto, Kleber perdeu a bola e deu a oportunidade para o contra-ataque. Jandson lançou para Tatá, que ampliou para 2 a 0.

Aos 15 minutos da etapa complementar, o Lajeadense passou a jogar com 10 homens, após expulsão de Bruninho. Ele levou o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, por simulação na área do Grêmio.

Mas o time do técnico Caio Júnior não conseguiu aproveitar a superioridade numérica. O Grêmio teve cada vez mais dificuldade de entrar na área do Lajeadense, que apresentou bom poder de marcação e segurou a vantagem até o final.
Kleber Grêmio (Foto: Ag. Estado)Kleber não fez uma boa estreia com a camisa do Grêmio (Foto: Agência Estado)


FICHA TÉCNICA

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Douglas Grolli e Julio Cesar; Fernando (Marquinhos), Léo Gago, Marco Antonio (Yuri Mamute) e Douglas; Kleber e Miralles (Leandro)
Técnico: Caio Júnior

LAJEADENSE: Fernando; Alexandre Bindé, Micael, Gabriel e Wellington Baroni; Rudiero, Ramos, Willian (Jucemar) e Bruninho; Jandson (Adriano) e Tatá (Jean)
Técnico: Benhur Pereira

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Amarelos: Fernando e Tatá (Lajeadense), Fernando e Mamute (Grêmio)
Vermelho: Bruninho
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Júlio César dos Santos e Marcelo Oliveira e Silva
Gols: Ramos e Tatá
Público: 18.868 pessoas


O reforço Marco Antonio também mostrou qualidade dentro de campo:imagem 8

O reforço Marco Antonio também mostrou qualidade dentro de campo

O Grêmio teve boa atuação na etapa inicial:imagem 9

O Grêmio teve boa atuação na etapa inicial

Gols da partida:

sábado, 14 de janeiro de 2012

Ataque de ouro volta a funcionar, e Grêmio vence o segundo amistoso

Marcelo Moreno e Kleber marcam no 2 a 1 sobre o Flamengo de São Valentim

Marcelo moreno grêmio flamengo pré-temporada bento gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Marcelo Moreno fez seu primeiro gol pelo Grêmio
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
A diretoria do Grêmio investiu mais de R$ 15 milhões nas contratações de Kleber Gladiador e Marcelo Moreno. E ambos dão boas perspectivas aos torcedores na abertura da temporada.
Na tarde deste sábado, no Caldeirão Rubro-Negro - interior de Bento Gonçalves, na serra gaúcha - o Grêmio venceu o Flamengo de São Valentim por 2 a 1. No primeiro tempo, com os titulares, Marcelo Moreno e Kleber marcaram; no segundo os reservas entraram sem modificar o placar.
De camisas brancas, o Grêmio não produziu tanto ofensivamente quanto na tarde anterior - sexta-feira a equipe titular fez 3 a 0 no São Paulo local, na etapa inicial de jogo amistoso terminado em 4 a 1. Organizado, o Flamengo de São Valentim honrou as faixas de campeão estadual amador 2011 recebidas dos visitantes nos minutos que antecederam o confronto.
Com três zagueiros, o time da casa fez marcação individual nos atacantes do Grêmio, e bloqueou a frente da área com quatro jogadores, no sistema 3-4-2-1. Ainda assim, Douglas encontrou espaços, saindo do lado direito para o meio, conforme o 4-4-2 de Caio Júnior.
Sem encontrar espaços para finalizar, coube ao Grêmio trabalhar um dos conceitos mais intensificados pelo treinador nos oito dias da pré-temporada que se encerrou ao final do jogo. Trocando passes, os titulares mantiveram a posse de bola, com a paciência que Caio Júnior pede reiteradas vezes.
kleber gladiador grêmio jogo-treino flamengo bento gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Kleber Gladiador já soma três gols em dois amistosos (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Aos 29 o lateral Mário Fernandes conseguiu chegar à linha de fundo, cruzando para Marcelo Moreno marcar, de cabeça, seu primeiro gol pelo Grêmio: 1 a 0. Dois minutos depois, entretanto, Roger cobrou falta e empatou para o Flamengo.
Caio Júnior repetiu no primeiro tempo o time dos três últimos treinos táticos, e da vitória sobre o São Paulo, com Victor; Mário Fernandes, Vilson (Douglas Grolli), Saimon e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Douglas e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno. Victor confirmou-se como o capitão. Logo no início Vilson sentiu dores musculares, e foi substituído por Douglas Grolli.
E Grolli salvou o que seria o segundo gol do Flamengo, atirando-se na bola que já havia ultrapassado Victor. Mas, aos 42, o Grêmio conseguiu garantir a vitória dos titulares em nova jogada pela linha de fundo - desta vez na esquerda: Julio Cesar recebeu de Marco Antonio, cruzou, Marcelo Moreno disputou de cabeça com dois zagueiros, e Kleber apanhou no rebote. O gol do 2 a 1 foi o terceiro do Gladiador pelo Grêmio, somados os dois marcados sobre o São Paulo.
No segundo tempo entraram os reservas, com Marcelo Grohe; Gabriel, Saimon, Douglas Grolli e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos e Leandro (Felipe Nunes); Yuri Mamute (Júnior Viçosa) e Miralles - a dupla de zaga foi mantida em razão dos problemas físicos de Vilson e Pablo, que se lesionou na tarde anterior. Gilberto Silva foi o capitão.
Porém, a exemplo do confronto de sexta contra o São Paulo, com os reservas o ritmo da partida desacelerou. Abaixo de chuva fina, vento, e uma baixa temperatura incomum no verão, o tempo apenas passou até o 2 a 1 construído no primeiro tempo se tornar o placar final.
Após dois amistosos em Bento Gonçalves, a pré-temporada do Grêmio recomeça em Porto Alegre na segunda-feira. Às 21h do próximo sábado a equipe estreia no Campeonato Gaúcho, recebendo o Lajeadense no Estádio Olímpico.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Naldo é contratado

Naldo chega ao Grêmio prometendo poucas palavras e muita pegada

Zagueiro assina contrato de um ano, por empréstimo, para substituir Sorondo


Assim que confirmou a saída de Sorondo, devido a mais uma grave lesão no joelho direito, o diretor-executivo Paulo Pelaipe agiu rápido e anunciou na mesma hora o substituto. Um dia depois, na tarde desta terça-feira, o dirigente do Grêmio apresentou - em Bento Gonçalves, onde a equipe gaúcha realiza pré-temporada - o zagueiro Naldo.

Aos 23 anos, com passagens por União São João e Ponte Preta, Naldo assinou contrato de um ano, com opção de compra de 50% dos direitos econômicos, após não acertar-se com o Cruzeiro, onde atuou em 2011.

Naldo reforço do Grêmio zagueiro (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Naldo veste a camisa tricolor em Bento Gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)

Com respostas curtas, mas firmes, Naldo mostrou-se feliz com a oportunidade. Embora conte com o respaldo de Caio Júnior, treinador que já havia indicado sua contratação ao Botafogo no ano passado, ele pretende trabalhar forte para conseguir lugar no time gremista.

- É bom chegar com o respaldo do treinador, mas preciso matar um leão por dia. Não adianta ele falar e eu não cumprir o meu papel - disse, para completar:


Naldo é destro, mas joga tanto pela direita como também pela esquerda na zaga. Ele se descreveu também em poucas palavras.
- Tenho que corresponder dentro de campo, não adianta falar aqui de fora. Já tinha um vínculo com o Grêmio, que também negociava com outros zagueiros, e eu poderia ir para a Europa. Infelizmente veio a lesão do Sorondo, e espero que ele se recupere logo.

- Jogador de pegada, velocidade também, e bom cabeceio - concluiu.

Sorondo tem nova lesão no joelho

Com nova lesão no joelho, Sorondo para por pelo menos seis meses

Nova cirurgia após ruptura no ligamento será feita no fim de semana


Apresentação Sorondo Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/GLOBOESPORTE.COM)Sorondo novamente foi vitimado por lesão
(Foto: Eduardo Cecconi/GLOBOESPORTE.COM)

O temor de jogadores, torcida, dirigentes e médicos foi confirmado. Sorondo precisará parar por pelo menos seis meses devido a uma nova lesão. Segundo o diretor médico do Grêmio, doutor Márcio Bolzoni, houve uma segunda ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, que havia sido reconstruído no ano passado quando o zagueiro ainda estava no Inter. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira no Olímpico, Bolzoni adiantou que o futuro de Sorondo no Grêmio passaria pela manifestação de Paulo Pelaipe. Minutos depois, em Bento Gonçalves, o diretor executivo confirmou o desligamento do jogador do clube e anunciou Naldo, ex-Cruzeiro, como reforço para o setor. A estrutura para cirurgia e recuperação, no entanto, estará completamente à disposição do zagueiro.

Sorondo havia deixado a pré-temporada na serra gaúcha no domingo, com suspeita de entorse no joelho após o treino da manhã. Caso concorde em operar, será a sexta cirurgia na carreira do zagueiro. Bolzoni recomendou ao jogador realizar o procedimento para assim poder voltar aos gramados ainda neste ano.

A diretoria não confirma, mas há no contrato cláusulas de proteção ao clube em caso de lesão grave, devido ao histórico do jogador, que passou no Inter por cirurgias nos dois joelhos, na clavícula, e para corrigir uma hérnia inguinal. Segundo Bolzoni, os exames antes da contratação mostravam Sorondo plenamente apto a jogar. Ele lembra, no entanto, que fez os "alertas devidos" à direção já que o jogador tem um histórico importante de lesões e cirurgias.

- Em atleta operado, há 20% de chances de haver uma nova ruptura no primeiro anos após a cirurgia - disse o médico.

Apesar do revés, Bolzoni reitera a confiança na recuperação do jogador e rechaça as críticas sobre a postura do clube, de contratar um jogador com tantas lesões na carreira.O entorse sofrida pelo uruguaio foi no mesmo joelho que ele operou quando estava no Inter, em março de 2011. No Beira-Rio, aliás, o zagueiro teve um histórico de lesões graves durante as quatro temporadas pelo clube. Sorondo atuou em apenas 77 partidas com a camisa vermelha.

- O Grêmio não considera o Sorondo um atleta problemático. Temos plena confiança de que, após nova cirurgia, ele vá voltar a praticar futebol. As críticas que foram feitas por contratar um atleta com dois joelhos operados não procedem - rebate. - Aqui mesmo já houve um caso no Rio Grande do Sul. Nilmar (do Inter) foi contratado nessas condições.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Marquinhos revela obsessão por títulos no último ano do Olímpico


Jogadores do Grêmio querem premiar torcedores com conquistas antes da inauguração da Arena


Marquinhos em coletiva no Grêmio (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Marquinhos destacou as contratações realizadas
(Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Inaugurado em 1954, o Estádio Olímpico sediou jogos memoráveis do Grêmio. Amparado pelos fanáticos gremistas em suas arquibancadas, o clube conquistou em casa títulos como o Brasileirão de 1996, as Copas do Brasil de 1989 e 1994, e a Libertadores de 1983.

E os jogadores do Grêmio, 58 anos depois, não pensam em nada diferente de títulos no ano da despedida do Olímpico. Afinal, em dezembro de 2012 será inaugurada a Arena, estádio moderno que sustenta o sonho de uma renovada era de vitórias.

Segundo o meia Marquinhos, antes de pensar na Arena, é preciso honrar a história do Olímpico, disputando e vencendo títulos em casa, ao lado da torcida:

- Que seja um ano de títulos e de sucesso. É a despedida do Olímpico, um estádio marcado por vitórias, que precisa se despedir com um título.

Marquinhos garantiu que este sonho vem desde 2011, quando as ambições foram frustradas por derrotas e eliminações em campeonatos importantes. O meia tricolor lembrou ainda que o Grêmio é o clube de maior investimento na temporada que se inicia.

- Isso vem desde o ano passado, o torcedor sempre falou que o Olímpico marcou muito, tirando o mundial as grandes conquistas sempre foram aqui dentro. Nada mais justo que coroar um estádio que tantas alegrias deu com um título. Tem grandes concorrentes, mas o Grêmio foi o clube que mais contratou no Brasil para isso. No Olímpico é difícil de bater o Grêmio, a gente sabe que se manter isso, com o torcedor nos apoiando, desde que a gente faça por onde dentro de campo, o Grêmio se torna quase imbatível aqui dentro - concluiu.